Oculus Rift traz interatividade para projetos arquitetônicos

Saímos na matéria para o site Emobile, confira:

Tecnologia desenvolvida pela Oculus traz ao mercado da arquitetura maior realismo para que clientes sintam-se dentro do ambiente

O controle remoto permite os movimentos individuais dentro do espaço, mas também pode ser operado por um auxiliar.

Publicado em 19 de outubro de 2016|11:57| Por: Phaenna Assumpção

O controle remoto permite os movimentos individuais dentro do espaço, mas também pode ser operado por um auxiliar.

O Oculus Rift, desenvolvido pela Oculus, possibilita apresentações por meio da realidade virtual. Cada vez mais comuns no mercado de arquitetura, substitui apresentações em 3D e garante maior realismo a qualquer tipo de simulação de ambientes. Em busca de novas ideias para a arquitetura, o escritório liderado pela arquiteta Maria Lavinia traz a solução ao mercado brasileiro.

A arquiteta conheceu a novidade na revista Wired (especializada em tecnologia), em uma matéria sobre Palmer Luckey (inventor dos óculos) e, viu na realidade virtual, os benefícios que ela traria à arquitetura.

“Compramos um Cardboard (óculos de papelão da Google), assistimos alguns conteúdos e continuamos interessados. Depois de algum tempo, encontramos o site da ArchVirtual (empresa que desenvolve conteúdo específico para arquitetura) e, finalmente, descobrimos a Iris VR (startup que desenvolve softwares que faz a interface entre programas de arquitetura e o Oculus). A ideia é que as pessoas tenham a sensação de se transportarem para dentro do projeto. E, também, que interajam com cada ambiente proposto, como se elas estivessem vivendo nele”, explica a arquiteta Maria Lavínia.

A tecnologia permite maior interatividade, pois tem um controle remoto que admite ao usuário uma navegação pelos ambientes. Ele pode também andar para qualquer direção e ter uma visão ampla não de apenas uma parte como acontece com os outros modelos de óculos VR existentes.

Qualquer pessoa pode usar o equipamento, basta colocar os óculos e o usuário já estará vivendo a realidade virtual. “Essa tecnologia chegou para revolucionar a maneira com a qual as pessoas se relacionam com os projetos de arquitetura. Está sendo implementada para os meus clientes desde maio de 2016 e eles estão adorando”, complementa Maria.

#ArchVirtual #IrisVR #OculusRift #realidadevirtual #projetodearquitetura #projetoarquitetonico #tecnologia #Oculus #projetorealidadevirtual